A alteração climática é uma ameaça para o meio ambiente e para nós, seres humanos. Ela é causada, principalmente, por ações antrópicas e pode ser combatida da mesma forma – alguns de nossos hábitos devem ser repensados e poderão mudar o nosso futuro.

como evitar mudanças climáticas

Ações humanas que intensificam as mudanças climáticas

A principal atividade humana que causa o aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis para produção de energia. Além disso, podemos citar as atividades industriais, meios de transportes, conversão do uso de solo, descarte e queima de resíduos sólidos de maneira ilegal, desmatamento e agropecuária. Muitas dessas ações liberam gases na atmosfera que colaboram com o efeito estufa e o aquecimento global.

Consequências das mudanças climáticas

As mudanças climáticas geram grandes consequências ambientais, e muitas delas podem ser observadas por nós anualmente. O aumento da temperatura média do planeta reflete no degelo das geleiras, as quais serão responsáveis pelo aumento do nível do mar.

Além disso, as altas temperaturas também podem causar secas intensas, gerando grandes problemas na agricultura e, por conseguinte, na produção de alimentos. Também é válido comentar sobre o aumento dos focos de incêndios e escassez de água.

Em outras regiões pode acontecer o contrário, como chuvas exageradas e, consequentemente, inundações e deslizamentos de terras.

As alterações em diversos habitats influenciarão, diretamente, a fauna e a flora, podendo ocorrer a extinção de muitas espécies, reduzindo a biodiversidade de nosso planeta.

Ações humanas que ajudam a combater as mudanças climáticas

Assim como podemos piorar a situação, também podemos melhorar. Claro que as causas naturais, como a radiação solar, a órbita do planeta Terra, os fenômenos El niño e La niña e as atividades vulcânicas, por exemplo, não podem ser controladas, mas diversas outras ações do nosso dia a dia sim.

Você sabe quais delas ajudariam nosso planeta a reduzir os impactos do efeito estufa e aquecimento global e, consequentemente, diminuiriam as chances de mudanças climáticas?

Acredita-se que o ponto principal para reduzir os efeitos do aquecimento global é reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Dessa forma, deveríamos diminuir o desmatamento e usufruir de energias renováveis, reduzindo significativamente os impactos negativos no meio ambiente. Seria muito interessante investir na conservação e reflorestamento de áreas naturais.

O descarte correto de resíduos sólidos urbanos (RSU ou lixo) também é uma medida que deve ser bastante considerada. A matéria orgânica presente nos lixos libera metano – poluente perigoso e um dos gases de efeito estufa. A redução de produção de lixo e a reciclagem são ações interessantes e devem ser reavaliadas – a composteira doméstica é ideal para quem quer depositar sua matéria orgânica, transformando-a em húmus, e ainda cuidar do meio ambiente.

Entre outras tantas atitudes plausíveis, não podemos nos esquecer dela: a conscientização. É muito importante que as pessoas saibam o que está acontecendo e entendam para onde isso pode nos levar.

Por que combater as variações climáticas?

Como você pode ver, as mudanças climáticas influenciam diretamente em nossa qualidade de vida. É de imensa importância que comecemos a repensar nossas atitudes - principalmente se pretendemos deixar um planeta saudável para nossos futuros filhos, netos e bisnetos.