Você já ouviu falar sobre as mudanças climáticas? O termo refere-se às alterações do clima a nível global ou regional.

As mudanças climáticas podem ser causadas por diversos motivos, seja por alteração na radiação solar, seja pelo movimento orbital da Terra. Infelizmente, a maioria das razões é por consequência de ações antrópicas, ou seja, causadas pelos seres humanos.

mudanças climáticas

Aquecimento Global

É impossível falar sobre as mudanças climáticas e não comentar sobre o aquecimento global.

Desde a Revolução Industrial, em 1760, houve um aumento na emissão de gases, principalmente o dióxido de carbono, à atmosfera – hoje conhecidos como “gases do efeito estufa” ou “GEE” – devido às atividades humanas.

A partir de então, a situação piora a cada ano. Em 2018, a emissão era de, aproximadamente, 1,98 bilhão de toneladas de CO2, enquanto em 2019 esse valor ultrapassou 2,1 bilhões, aumentando em torno de 9,6% a emissão de GEE.

O efeito estufa, como consequência, acontece porque os gases que são emitidos à atmosfera retêm o calor da energia solar ao atingir o planeta de maneira exagerada e isso gera, então, um aumento na temperatura da Terra – alterando, completamente, o equilíbrio dos ecossistemas.

Confira quais são as principais atividades que liberam GEE na atmosfera:

  • Queima de combustíveis fósseis para produção de energia
  • Agropecuária, mudanças de uso do solo e desmatamento
  • Descarte incorreto de resíduos sólidos
  • Atividades industriais e transporte

Consequências do aumento da temperatura do planeta

Essa alteração do equilíbrio dos ecossistemas, devido ao aumento na temperatura da Terra, gera diversos danos e muitas consequências que nem sempre são reversíveis.

Vamos ver alguns deles:

  • Redução das geleiras e das calotas polares
  • Ondas de calor/seca
  • Elevação do nível do mar/oceano
  • Maior previsão de tempestades tropicais, inundações, nevascas, furacões, tornados e tsunamis (eventos extremos climáticos)
  • Alteração/extinção de espécies da fauna e flora (animais e vegetais)
  • Aumento do risco de alergias, infecções e doenças cardiorrespiratórias

Mudanças climáticas e saúde

Como vimos, as consequências do aquecimento global atingem as sociedades de diversas maneiras – algumas mais graves, outras menos. Mas você sabe como fica sua saúde com todas essas alterações?

Com mudanças na fauna e flora, pode favorecer a propagação de alguns vetores de doenças, como os mosquitos, por exemplo, entre outros tantos. Isso aumenta a chance de contrairmos algumas doenças, além de alergias, infecções e outras doenças que podem ser desencadeadas.

A poluição de ar, causada pela queima de combustíveis fosseis (um dos fatores que influenciam no aquecimento global), gera muitos problemas respiratórios para nós, seres humanos. Isso aumenta a taxa de mortalidade relacionadas a doenças cardiovasculares e pulmonares.

Chuva ácida

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Quando há um aumento na concentração de óxidos ácidos, como os óxidos de enxofre, nitrogênio e carbono, na atmosfera, acontece uma reação com a água da chuva e isso resulta na geração de ácidos fortes.

Como consequência, ocorre a corrosão de muitos equipamentos e a degradação dos solos, das plantas, dos lagos e de outros ecossistemas. Além disso, pode destruir lavouras e dificultar as plantações, e ainda deixa o solo mais sujeito à erosão.

Para nós, a chuva ácida é bastante prejudicial. Também está relacionada a problemas respiratórios, como asma e bronquite, além de aumentar a nossa ingestão de metais pesados por estar mais presente nos solos.