O meio ambiente é um dos maiores tesouros que temos. Designa-se energia> a capacidade de realizar trabalho. Existem diferentes tipos e fontes das quais é possível obter energia. Além disso, elas podem ser classificadas como “renováveis” e ‘não renováveis”.

Vamos entender um pouco melhor sobre esses conceitos e quais são as principais de cada uma delas? Não podemos nos esquecer de avaliar quais são os impactos, positivos e negativos, dessas energias no meio ambiente.

tipos de energia

Energias não renováveis

Primeiro, precisamos entender a diferença entre esses dois tipos de produção de energia.

Energias não renováveis são aquelas que têm fontes que são dependentes de processos em escala de tempo geológico. Normalmente, são designadas de energia primária e precisam ser transformadas em secundária para serem utilizadas. As principais são: carvão mineral, gás natural e petróleo.

Essas energias, normalmente, são fáceis de transportar e contam com uma variedade de usos, com alto rendimento energético. Além disso, são mais baratas quando comparadas com energias renováveis e são bem conhecidas por serem utilizadas há muito tempo. O petróleo, por exemplo, é muito usado na geração de combustíveis e derivados, como gasolina e querosene, por exemplo.

Entretanto, como nada é um mar de rosas, energias não renováveis são um dos principais fatores que influenciam no aquecimento global através do efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis é um dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. Ou seja, fornecem um grande impacto negativo em nosso meio ambiente e em nossa saúde. Além disso, elas são finitas – um dia irá acabar – e seu transporte, mesmo que fácil, é perigoso, pois a maioria é muito inflamável e tem grande risco de explosão.

Energias renováveis

As energias renováveis possuem ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis e não irão esgotar. São conhecidas como “energia limpa” porque utiliza-se recursos naturais para a produção de energia. Ou seja, são energias amigas do meio ambiente. Elas são obtidas através das águas dos rios e oceanos, ventos, luz solar, entre outros. São abundantes e superacessíveis.

Energia solar é a energia de maior abundância e disponibilidade, onde ocorre a transformação da radiação solar em energia elétrica.

A energia eólica é aquela que produzida através da força dos ventos.

Energia hídrica usa a força das ondas e das marés para gerar energia.

Entre outras tantas energias ecológicas, que não são prejudiciais ao meio ambiente, podem custar um pouco mais caro inicialmente quando comparada com as energias não renováveis. Entretanto, a longo prazo, garantimos nossa energia elétrica, pois elas são infinitas, e não prejudicamos o nosso planeta.

Energia elétrica

A energia elétrica é baseada na geração de diferenças de potencial elétrico, onde permite-se estabelecer uma corrente elétrica entre dois pontos físicos. É uma das fontes mais usadas por nós, seres humanos, porque tem um transporte fácil e baixo índice de perda energética durante as conversões.

Ela pode ser obtida, principalmente, por:

  • Usinas eólicas, através da energia eólica – que são aquelas geradas pela força dos ventos.
  • Usinas hidrelétricas, através da energia hídrica – que são aquelas geradas pela força das águas.

Ambas as usinas citadas acima utilizam energias renováveis como fonte e não são prejudiciais ao meio ambiente.

  • Usinas termoelétricas, através da energia liberada por qualquer produto que gere calor.
  • Usinas termonucleares, através da energia nuclear – radioativos que produzem calor (resultado de uma reação nuclear).
  • Enquanto essas duas últimas usinas usam fontes de energia não renovável e causam grande impacto negativo no meio ambiente.